quinta-feira, 30 de junho de 2011

Sobre respostas e conversas à noite

Todo mundo tem dúvidas. Todo o mundo, talvez....

Já há algum tempo que venho querendo escrever sobre uma postura ética de vida, sobre essa nossa forma de viver, etc.

Bem, em um mundo tão cheio de gente dizendo sobre o que é ter uma vida digna, sobre como se chega à felicidade, em um mundo em que se carrega desejos que não se sabe serem seus ou de outrem, em que buscamos muitas coisas que talvez nem a queiramos, é preciso buscar a raiz de nossos sentimentos e prazeres. É preciso ver o essencial pra chegarmos à algumas coclusões.

Sempre compartilhei de uma máxima liberal: Sua liberdade termina onde começa a de outrem. Pra mim, essa idéia deve ser expandida para que se chegue a um padrão ético de comportamento, ou seja: ser ético é não invadir a órbita alheia. Ora, mas isso se resolve em padrões religiosos, místicos, filosóficos? Pra mim, não. Ser ético significa não levar sofrimento a si ou a outrem. Padrões não importam em tal realização.

Mas o que é sofrimento? Se pensarmos em difententes países, essa idéia certamente não poderá ser compartilhada. Assim, pra que se chegue a uma visão mais certa, talvez pudéssemos dizer que ser ético seja respeitar a dignidade da pessoa humana. 

Este princípio sim, independente da religião, situação social, cultura, escolarização, encerram no sujeito uma forma de ser que permitirá uma vida mais próxima de nossos ideais de prazer e felicidade. 

Respeitar a nossa própria dignidade e a dos outros significa, em última análise, que o ser humano, espécie de sucesso neste planeta, poderá sustentar sua existência por muito mais tempo que podemos imaginar hoje. Poderemos, quem sabe, dessa maneira, ter bilhões de pessoas em situação emocional de menos tensão, mais vida.

Mas não se engane, ética não é a do outro mas a sua. Não chegaremos a lugar algum sem mudanças próprias. "É preciso ter foça, é preciso ter garra, é preciso ter fé na vida"!

Acho que essa é a única resposta que começo a visualizar, mas me responda você, o que é essencial nesta vida?

3 comentários:

  1. "Nunca sei ao certo se sou um menino de dúvidas ou um homem de fé. Certezas o vento leva. Só as dúvidas ficam de pé." Paulo Leminsk
    É Digao... qto a indagação do subtítulo, concordo, penso que todo o mundo duvida, e duvida todo o tempo, o tempo todo, quanto a que se considera essencial... um milhão de respostas parecidas, paz, amor, felicidade, saude, amizade...Tim Maia diria sossego, já eu,sabe o que quero? DINHEIRO!!! Amor eu já tenho, sorte e saúde também, mas dinheiro.... RS! Saudade de vc! Bjos da sua família de Bocaúva...

    ResponderExcluir
  2. Essencial nesta vida é sem dúvidas termos por perto pessoas jovens, conscientes e inspiradoras como você. Sucesso sempre! Grande beijo.

    ResponderExcluir
  3. Pois é, Leo... É difícil sintetizar o que nos fará felizes, ainda mais quando pensamos no que nos falta, não no que nos é essencial... Achoquie a gente carrega penduricalhos demais...

    De qualquer maneira, espero que consiga ops cifrões, até porque poderá mandar um poquim pra mim... Hehehe... Abração.

    ResponderExcluir

Minha casa e meus sonhos

 Hoje olhei pras paredes de minha casa. Pensei na melhora, gostei do que fiz. Fiz da parede meu retrato e da lembrança minha busca. Sorri ao...